O que é BPM? Definição e aplicações para sua empresa

O que é BPM? Definição e aplicações para sua empresa

Posted Venki Conceitos

Você só pode melhorar aquilo que pode gerenciar, só pode gerenciar aquilo que pode medir e só pode medir aquilo que realmente conhece como é executado.

Uma empresa que não conhece de forma clara seus processos está em total desvantagem frente as empresas que tanto conhecem como gerenciam e realizam melhorias constantes a cada dia.

Sem conhecer os processos diários de uma empresa é praticamente impossível implantar melhorias ou mudanças de forma organizada, gerenciável e previsível. Por isso, se seu intuito é conhecer o que é BPM, tenha em mente que ele é de fundamental importância para as organizações, pois visa reconhecer os processos que estão sendo executados a fim de medi-los e gerenciá-los, para que assim, seja possível realizar melhorias e evoluções nos processos.

Mas afinal, o que é BPM?

BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.

BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.

O BPM tem como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.

A grande vantagem do BPM para uma empresa é a melhora continua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.

Inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM tem como foco alcançar os objetivos das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Alguns dos benefícios que a tecnologia BPM trará para sua empresa:

  • Transparência em todas as etapas do processo. Veja um case de sucesso: Alog Data Center;
  • Maior controle administrativo. Veja um case de sucesso: Bodytech;
  • Aumento de produtividade. Veja um case de sucesso: Bureau Veritas;
  • Redução de custos. Veja um case de sucesso: Tour House – ITMSS;
  • Automação de processos e geração de evidências. Veja um case de sucesso: Sebrae RJ.

Agora que você já sabe o que é BPM, veja também como mapear processos e conheça o Supravizio BPM, um software que permite modelar, executar e gerir processos de negócio, tornando a operação ágil e os objetivos gerenciais claros e monitoráveis.

6 thoughts on “O que é BPM? Definição e aplicações para sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.