Categorias: Opinião

As vantagens de uma ferramenta BPM na gestão de TI

A gestão do setor de Tecnologia da Informação inclui um conjunto de atividades rotineiras que exigem padronização e podem ganhar muita agilidade e praticidade com a adoção de uma ferramenta BPM. Para o consultor em processos, Fernando Borges, o processo de adaptação dos fluxos de trabalho para gestão de TI é muito mais rápido no caso da opção por uma ferramenta BPM; em se comparando com o desenvolvimento interno ou adoção de outras categorias de softwares disponíveis no mercado.

“O BPM já é uma estrutura básica na qual se desenvolvem e integram sistemas, automatizando fluxos de trabalho. Por isso, é uma ferramenta com uma maleabilidade que permite adaptar às necessidades específicas das empresas com bastante facilidade. As empresas desenham seus processos, o que também torna o uso mais amigável do que o do alguns outros softwares em que os fluxos estão ‘embutidos’”, afirma Fernando Borges.

De acordo com o especialista, a grande vantagem do BPM na gestão de TI é a integração e automatização de processos executados a partir de outros serviços; como AD, Exchange e Bancos de Dados. Uma das linhas de frente citadas pelo consultor são atividades como a criação ou bloqueio automático de contas de rede ou e-mail nos casos de contratação e demissão de funcionários, por exemplo. O monitoramento efetuado por softwares cujo papel é varrer redes e verificar o funcionamento adequado é outra área que ganha pró-atividade.

“Geralmente, os sistemas focados em monitoramento registram a ocorrência de problemas em quesitos como espaço ou consumo em disco; mas exigem que alguém esteja observando os dados, porque não geram alertas. Já a ferramenta BPM consegue capturar essas ocorrências – comumente chamadas de incidentes na linguagem de TI – e gerar uma ordem de serviço diretamente observada por quem deve tomar alguma atitude”, explica Fernando Borges.

Gestão de TI com processos promove maior controle

Por todas essas características, o consultor garante que o grande avanço representado pelas ferramentas BPM diz respeito ao nível de controle dos fluxos de trabalho que é fundamental para uma gestão de TI e governança corporativa eficiente. Afinal, além de moroso e passível de erros, a execução manual desses procedimentos, no caso específico da gestão de TI, geram “gaps” em se tratando da segurança de informação. “Esse acompanhamento automático e adaptado às necessidades de cada empresa, é muito importante em tempos de economia globalizada e corporações participando de forma competitiva no mercado de capitais, que exige esse monitoramento”, conclui.

Share

Recent Posts

Metodologia Seis Sigma na gestão de projetos: 3 impactos no BPM

A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…

4 anos ago

Turbine a produtividade da sua empresa com a automatização de processos

Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…

4 anos ago

Exemplo pronto de diagrama de Ishikawa? Aprenda como fazer!

Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…

4 anos ago

Entenda o que são e confira 10 exemplos de regras de negócio

Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…

5 anos ago

A liderança na gestão de projetos

Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…

5 anos ago

RPA: uma tecnologia que está revolucionando a estratégia na redução de custos

Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…

5 anos ago