Matriz SWOT: 5 passos para construir uma rapidamente

Matriz SWOT é um verdadeiro clássico da administração estratégica. Baseada em um conceito simples, quase intuitivo, ela permite montar de forma esquemática uma tabela de quatro quadrantes onde devemos listar as forças e fraquezas, as ameaças e oportunidades que podem se abater sobre uma empresa. Feito isso, o estrategista deve determinar como cada uma das forças podem alavancar oportunidades ou proteger de ameaças. E, da mesma forma, como e quais as fraquezas devem ser reparadas para que oportunidades não sejam desperdiçadas ou ameaças afetem dramaticamente os resultados da empresa.

Parece mais fácil de falar do que fazer essa Matriz SWOT? Então siga estes 5 passos que preparamos e aprenda a fazer a Martiz SWOT de forma rápida e eficiente.

Veja também: Dicas e exemplos de Análise SWOT – Aprenda a fazer

Matriz SWOT em 5 passos

Passo 1 para criar a Matriz SWOT

Desenhe um tabela com quatro quadrantes. Pronto, o passo um é só isso!

Passo 2 para criar a Matriz SWOT

Escreva do lado esquerdo da tabela, na primeira linha: Ambiente Interno

Escreva do lado esquerdo da tabela, na segunda linha: Ambiente Externo

Passo 3 para criar a Matriz SWOT

Escreva no quadrado superior esquerdo: FORÇAS

Escreva no quadrado superior direito: FRAQUEZAS

Escreva no quadrado inferior esquerdo: OPORTUNIDADES

Escreva no quadrado inferior direito: AMEAÇAS

Neste ponto, sua Matriz SWOT deve estar com esta aparência:

matriz SWOT

Passo 4 para criar a Matriz SWOT

Bem, como você percebeu, forças e fraquezas são considerados fatores internos da empresa, sobre os quais a direção pode agir sem interferências. Já, oportunidades e ameaças são fatores externos, portanto, sobre os quais você não tem controle.

No passo quatro você deve listar esses fatores dentro de cada quadrado correspondente. Por exemplo: Digamos que você considere o treinamento de sua empresa uma força, coloque essa palavra no quadrante correspondente. Agora, imagine que a situação financeira de sua empresa esteja ruim, então coloque essa observação no quadrado “FRAQUEZAS”. E continue listando fraquezas e forças de sua empresa. Depois disso, olhe para fora da empresa. Vamos considerar que um fator externo, como o clima quente, seja favorável a venda de seus produtos: isto é uma oportunidade! Anote. Por outro lado, o aumento de impostos de importação de um insumo importante foi decidido pelo governo: marque como ameaça no local adequado.

Perceba que fraquezas são diferentes de ameaças: você não controla as ameaças. E o mesmo vale para forças e oportunidades: oportunidades são externas, forças são características internas de sua empresa, você pode agir sobre elas.

Esta é a etapa mais complexa, dê bastante atenção a ela antes de prosseguir.

Passo 5 para criar a Matriz SWOT

Como explicamos repetidas vezes, a empresa só pode agir sobre as forças e fraquezas. O objetivo final da Matriz SWOT é exatamente determinar a melhor forma de usar suas forças para potencializar oportunidades e se livrar de ameaças. Por outro lado, determine ações para que suas fraquezas não destruam as oportunidades ou, pior ainda, tornem ainda mais destruidoras as ameaças.

Confira: Conceito de análise SWOT – Tudo o que você precisa saber

Para agir sobre seus fatores internos, uma boa estratégia é usar ferramentas de BPM que trazem eficiência, eficácia e melhoria contínua.

 

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10 Comentários. Deixe novo

  • Excelente publicação que dá um norte para aqueles que estão perdidos em como fazer a análise do seu negócio. Meus parabéns.

    Responder
  • Adilon de Souza
    25/09/2017 12:26 pm

    Gostaríamos de conhecer maiores informações da Venki

    Responder
  • Oie, quero abrir uma empresa como faço as forças e fraquezas de algo que ainda nao existe?

    Responder
    • Wallace Oliveira
      15/06/2018 8:16 pm

      Olá Victor, o SWOT serve justamente para isso, antecipar a estratégia de uma empresa que você pensa em abrir. Normalmente é parte de um plano de negócio.

      Responder
    • ELISANGELA CARVALH
      18/02/2019 4:01 pm

      Exemplo: Força – O dono tem vasto conhecimento do negócio. Fraqueza – pouco capital para investir
      ou Força: Local para instalação do negocio. fraqueza: necessidade de alto investimento para melhoria da local, etc…

      Você vai avaliar os aspectos pessoais dos donos e infraestrutura por exemplo

      Responder
  • ELISANGELA CARVALH
    18/02/2019 4:02 pm

    Exemplo: Força – O dono tem vasto conhecimento do negócio. Fraqueza – pouco capital para investir
    ou Força: Local para instalação do negocio. fraqueza: necessidade de alto investimento para melhoria da local, etc…

    Você vai avaliar os aspectos pessoais dos donos e infraestrutura por exemplo

    Responder

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