Como fazer o processo de desligamento de empregado?

O processo de desligamento de um empregado deve ser cercado de cuidados.

Usualmente, salvo exceções, o desligamento de um empregado costuma ser um momento tenso, seja para o empregador, para o empregado ou para ambos.

Se o empregado está se desligando voluntariamente, por algum motivo pessoal, como mudança de cidade ou porque conseguiu uma vaga em outra organização, o desligamento do empregado será algo desagradável para a empresa.

Já, se foi a empresa que iniciou o processo de desligamento do empregado por motivos como desempenho insuficiente, ou até outros, mais graves, como desvio de conduta, a situação é bastante crítica para o demitido.

Por fim, há casos em que o desligamento do funcionário é algo doloroso para ambas as partes, quando, por exemplo, devido a necessidade de corte de verbas, a empresa se vê obrigada a desligar um empregado que preferiria manter em seus quadros.

Por isso, independente da motivação da demissão, o processo de desligamento de empregados deve ser conduzido com toda cautela e seguindo rigidamente cada etapa do processo.

Para ajudar você a implementar esta prática na sua empresa, trouxemos um modelo de processo de desligamento de empregado pronto para usar e totalmente editável.

Assim, além de ter um exemplo testado e aprovado, você vai economizar o tempo que teria que gastar modelando esse processo de negócio.

Veja também: Saiba por que é estratégica a automação de processos de RH

Exemplo de Modelo de processo de desligamento

Na verdade, poucas empresas têm consciência da importância de um processo bem estabelecido para o desligamento do empregado. Há muitas atividades que devem ser executadas criteriosamente e um deslize pode trazer graves consequências para a empresa, tanto financeiras quanto de imagem.

Por isso, modelamos um processo de desligamento de empregado bem detalhado, contendo 3 piscinas e um total de 6 raias. Confira os detalhes.

Veja mais: A integração de novos funcionários acelera seus resultados

Piscinas e raias:

As 3 piscinas envolvidas neste processo são:

  • Desligamento de Empregado (raias: Departamento de Pessoal, Gerente e Empregado)
  • Remoção de acessos e desvinculação de ativos (raias: Coordenador de sistemas e Service Desk)
  • Verificação financeira (raia: Analista financeiro)

Veja que o processo de desligamento de empregado não é uma mera notificação, existem providências importantes a tomar, inclusive no âmbito da segurança da informação, ainda mais atualmente, quando os funcionários têm acesso remoto e pela computação em nuvem à diversos dados e sistemas da empresa.

Veja alguns detalhes de 2 das piscinas envolvidas no processo de desligamento de empregado.

Detalhes da piscina Desligamento de Empregado

Note que existem dois possíveis eventos iniciais nesta piscina, um quando há um pedido de demissão e outro quando a iniciativa é da empresa:

Perceba também que existe um importante gateway exclusivo neste processo, quando o gerente pode rejeitar ou aprovar a demissão.

Nesse caso, ou ela volta para modificações necessárias ou é encaminhado ao Departamento Pessoal.

Outro detalhe interessante desta piscina do processo de desligamento de empregado é que existem 3 possibilidades de evento final, pois há 2 gateways em que o processo pode ser cancelado.

Confira: Processos de RH: saiba como contratar os melhores talentos

Detalhes da piscina Remoção de acessos e desvinculação de ativos

Esta parte do processo de desligamento de empregado se inicia com o recebimento de uma mensagem pelo service desk de que o empregado foi desligado.

Em seguida, este agente desabilita o usuário da rede e das caixas de e-mail. O próximo passo é desempenhado pelo coordenador de sistemas que revoga os acessos do empregado desligado.

A seguir, deve-se proceder a devolução de ativos e se fazer a comunicação de que todos esses procedimentos foram realizados.

Veja os detalhes na figura que representa esta piscina:

Baixe agora mesmo o diagrama deste fluxo de desligamento de funcionários, totalmente editável, para você adaptar ao seu negócio: Fluxo de Desligamento de Empregados.

Confira também: Processos de recrutamento e seleção de pessoas trazem mais talentos para a empresa

Usar ferramentas de modelagem de processos, seja para RH ou qualquer área da empresa, é fundamental.

Post anterior
Ideias para melhorar a empresa para quem?
Próximo post
Processo de consultoria de serviço: você já tem um?

Posts Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu