Categorias: Conceitos

Redesenho de processos BPM – Definição e conceito

Quando iniciamos o mapeamento de processos de uma empresa, o primeiro resultado que encontramos é o que chamamos de mapeamento de processos AS IS, que é um Raio X da situação atual de cada processo: como é realizado, quem são os responsáveis, quais são as maiores dificuldades, fragilidades e suas oportunidades de melhoria.

Após esse levantamento então é iniciado o trabalho de documentação, projeção e definição da situação futura desejada do funcionamento do processo, comumente chamado de TO BE, – o qual é representado em fluxo ou diagrama – também conhecido como redesenho ou modelagem.

Então, o que conhecemos por redesenho de processos TO BE é a forma como os processos deverão funcionar no futuro, incorporando melhorias identificadas ao longo do mapeamento de processos AS IS, somadas às melhores práticas do mercado.

Sendo assim, redesenho de processos é uma importante iniciativa BPM de mudança que busca melhorias de grande magnitude na produtividade, tempo de ciclo e qualidade.

O redesenho de processos tem como objetivo principal, melhorar os processos do negócio de ponta a ponta, trazendo como benefícios a redução dos custos e tempo do ciclo (ao eliminar atividades improdutivas), e a melhoria da qualidade (ao reduzir a fragmentação do trabalho) estabelecendo a todos, clara responsabilidade pelos processos.

Como renovar os processos de sua organização sem errar? Petróleo mal administrado é realmente um bom negócio? Conheça o caso da Petrobras e de outras empresas públicas.

Redesenho de processos – Projetando o novo processo

Esta etapa consiste em reprojetar o processo falho existente. Ela começa assim que a etapa de análise do processo atual está completada. O projeto de um novo processo é desenvolvido de forma a atender aos novos objetivos e estratégias organizacionais, transformações da base tecnológica, alterações de expectativas dos clientes, mudanças legais, obsolescência de sistemas e equipamentos, corrigir as disfunções verificadas e incorporar as melhorias necessárias.

A concepção do novo processo começa com o time de redesenho revisando todo o trabalho efetuado nas etapas anteriores, os problemas a serem resolvidos, a inovação a ser efetuada e os critérios e metas estabelecidos para o redesenho.

Com base nessas informações e após buscar conhecer outras práticas através de benchmarking em organizações congêneres, que possam servir de subsídio ao projeto a ser desenvolvido, o time de redesenho elabora o mapa do novo processo, mais otimizado em relação ao atual, incorporando o máximo de melhorias possíveis.

Exemplos de diretrizes de redesenho que podem ser adotados:

  • Mudar foco dos procedimentos internos para o atendimento por demandas.
  • Eliminar todas as perdas com lentidões, gargalos, retrabalho, duplicidade de atividades, atividades que não agregam valor ao cliente etc.
  • Reduzir variância no desempenho do processo.
  • Melhorar a comunicação entre as áreas.
  • Automatizar o que for possível, aproveitando ao máximo a TI.
  • Padronizar o atendimento.

Após a elaboração do mapa do novo processo, a equipe estabelece todas as recomendações inerentes a implementação e manualiza fluxos e descrições para que todos tenham acesso aos novos procedimentos organizacionais.

 

Share

Recent Posts

Metodologia Seis Sigma na gestão de projetos: 3 impactos no BPM

A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…

4 anos ago

Turbine a produtividade da sua empresa com a automatização de processos

Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…

4 anos ago

Exemplo pronto de diagrama de Ishikawa? Aprenda como fazer!

Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…

4 anos ago

Entenda o que são e confira 10 exemplos de regras de negócio

Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…

5 anos ago

A liderança na gestão de projetos

Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…

5 anos ago

RPA: uma tecnologia que está revolucionando a estratégia na redução de custos

Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…

5 anos ago