Como melhorar a gestão de sua empresa

Com a competitividade do mercado de hoje, o que determina quais empresas vão florescer e quais vão fracassar é sua eficácia. Não é suficiente ter um bom produto ou serviço se nós não prestamos atenção ao processo que leva a eles.

Desenvolvimento de processos de negócios (Business Process Improvement) é um conceito que tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa através de seus processos.

O resultado disso é um aumento na lucratividade, diminuição dos custos, redução de desperdício, prevenção de erros, satisfação de clientes, crescimento dos negócios e mais.

Melhorar a gestão de empresas é um processo cíclico, já que sempre há algo que incrementar em um processo.

Como melhorar a gestão de uma empresa – porque pequenos negócios também precisam de BPI

Donos de pequenas empresas estão acostumados a executar diferentes tarefas. Muitos dos colaboradores relatam que se sentem como se tivessem diferentes empregos. Isso pode levar a processos serem executados cada vez de uma maneira diferente, afetando as variáveis do processo e levando a uma queda em otimização e eficácia.

É também comum que pequenas empresas sejam menos organizadas e com processos menos definidos e menos claros. Assim os colaboradores e empregados acabam confusos e sem uma ideia clara de qual é seu papel na empresa, os tornando menos eficientes do que poderiam ser. Para resolver esses problemas, vamos mostrar como melhorar a gestão de uma empresa.

Como começo?

  1. O que é importante para a empresa e para os clientes? O que precisa ser mudado ou poderia ser feito de uma maneira melhor? Depois de decidir que processo atender, é hora de analisar e realmente entender seus passos. Uma boa maneira de fazer isso é através de mapeamento de processos. O mais importante é descrever, claramente, os problemas a serem enfrentados, e o porquê. Lembre se, quanto mais claro e visual o processo atual é, mais fácil é de levá-lo aonde ele deve estar.
  2. Agora é hora de visualizar o processo como você quer que ele seja. Novamente, mantenha simples e preciso, usando exemplos reais e palpáveis.
  3. Mapeie o processo. Quem atua nele? Quais são os pontos de decisão? Onde o processo começa e acaba? Quais são os passos?
  4. Analise seu mapa. Existe algum passo que pode ser eliminado? Algo está sendo alvo de retrabalho? Todos os envolvidos são necessários?
  5. Desenhe um novo mapa com o processo como deveria ser (TO BE process) no futuro.
  6. Execute o processo com as melhorias de uma maneira sistematizada e contínua.

Existem alguns itens a serem considerados quando melhorando a gestão de uma empresa.

É importante que as pessoas que trabalhem com o processo no dia a dia façam parte do processo de melhoramento da gestão da empresa, já que eles têm uma visão interna que vai ajudar o projeto imensamente. Os líderes, também, têm que ser os primeiros a executar o processo da nova maneira e dar o exemplo.

Esses melhoramentos vão ajudar também na comunicação dentro da organização. Se um empregado entende o que o outro faz, o processo flui melhor, os atores do processo estarão mais felizes e a empresa mais saudável.

Benefícios em melhorar a gestão da sua empresa

Pode acontecer que enfrentemos sempre os mesmos problemas dentro de uma empresa. Não é raro desperdiçarmos recursos, tempo e dinheiro voltando para consertar erros que poderiam ter sido evitados. Melhorando a gestão de uma empresa os processos fluíram com mais naturalidade, e de uma maneira mais eficaz e eficiente. Assim, poderemos:

  • Evitar erros.
  • Cortar gastos e desperdícios.
  • Aumentar a produtividade.
  • Melhorar a comunicação entre setores e entre pessoas.
  • Entregar valor agregado aos clientes.
  • Ter a certeza de que o produto ou serviço será entregue ao cliente com eficácia e eficiência.

É importante ressaltar que melhorar a gestão de uma empresa não é um projeto que será implantado uma vez, mas sim de maneira contínua. O ideal é que seja implementado e continuamente analisado.

Sempre haverá um aspecto do processo a melhorar e incrementar. Não importa se a empresa é grande ou pequena, o melhoramento de gestão deve fazer parte da cultura da mesma, sendo seguido e procurado por todos os colaboradores, funcionários e gestores.

Como melhorar a gestão de uma empresa traz resultados que valem a pena, é necessário procurar um software confiável para a implementação de melhorias.

O HEFLO é uma ferramenta de BPM que te permite modelar, analisar, controlar, mapear e executar todos os processos dentro da empresa, resultando em agilidade e transparência na comunicação, assim como no crescimento inevitável da organização.

 

Post anterior
Shared services traz melhoria em todos os níveis de gestão
Próximo post
Qualidade hospitalar: garanta alta performance com BPM

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu