Processos de gestão de pessoas: saiba como implementar

Processos de gestão de pessoas são importantes, não há dúvidas. Principalmente porque, sem pessoas, não haverá processos. São os seres humanos que cumprem grande parte das tarefas e, mesmo num processo altamente automatizado e permeados por máquinas, sensores e robôs, alguém terá, ao menos, que idealizar os processos e, mais ainda, tomar decisões com base nos indicadores que esse processo disponibiliza.

Nesse contexto, processos de gestão de pessoas são extremamente críticos para o atingimento dos objetivos corporativos da organização e na busca dos resultados esperados. No texto a seguir, detalhamos como a conexão entre pessoas e processos deve ser encarada para trazer o melhor retorno e mais produtividade para a empresa.

Veja também: A importância das pessoas na implantação de uma Gestão por Processos

Vantagens de se criar processos de gestão de pessoas

Para se auferir os melhores benefícios dos processos de gestão de pessoas, é preciso, antes de tudo, defini-los claramente, implantá-los corretamente e, em seguida, divulgar as responsabilidades e expectativas da empresa para com cada um de seus integrantes. Com essas informações, os colaboradores poderão:

  • Entender melhor os processos
  • Executar sua tarefas com agilidade e produtividade
  • Gerar resultados de qualidade
  • Associar seu desempenho com cumprimento de metas

Tudo isso com o objetivo de mostrar para seus gestores que, se as metas e indicadores do processo produtivo foram atingidos, ele merece reconhecimento. E se a política de reconhecimento esta definida em processos de gestão de pessoas claros e divulgados amplamente, o colaborador saberá exatamente que tipo de retorno receberá: se uma promoção, um benefício extra, um bônus etc.

O resultado só pode ser um: mais produtividade, processos executados com mais precisão e velocidade e o atingimento dos objetivos estratégicos da organização.

Veja mais: Processos e pessoas em sintonia

Os 6 principais processos de gestão de pessoas

Segundo Chiavenato, um renomado especilaista em Recursos Humanos, existem 6 processos principais na gestão de pessoas:

  • Processo de agregar Pessoas: Seleciona pessoas com perfil adequado para cada cargo.
  • Processo de aplicar pessoas: Depois de selecionadas, as pessoas são integradas à organização, posicionadas e avaliadas.
  • Processo de remunerar pessoas: Existem diferentes formas, principlamente divididas em fixa e variável.
  • Processo de desenvolver pessoas: Relacionado com a capacitação de líderes, aprendizagem organizacional e aquisição de novos talentos.
  • Processo de manter pessoas: Busca garantir que os colaboradores estejam satisfeitos para que a organização não perca talentos.
  • Processo de monitorar pessoas: Acompanhar o cumprimento das metas e dos resultados pelos profissionais.

Para todos estes processos, o uso do BPM é recomendado e pode ser desenvolvido com as ferramentas adequadas, como o HEFLO.

Competição positiva: superar a si mesmo!

Para superar algo, atingir um objetivo, é preciso ter claro aonde se quer chegar. É como diz aquele velho jargão: quem parte sem saber aonde vai, nunca chegará lá.

Assim, se o profissional tem claro tudo o que tem que fazer, como fazer, em que tempo e os critérios que serão usados para medir seu desempenho em cada etapa do processo e sobre todas as tarefas desempenhadas, ele não precisa vencer outro se não ele mesmo. Torna-se supervisor severo do próprio desempenho. A lógica é fazer o melhor, atingir o objetivo e colher os frutos. Para isso, basta se aperfeiçoar cada vez mais, num processo de melhoria contínua.

Pessoas + processos = alta performance

Existem alguns pré-requisitos no que tange aos processos de gestão de pessoas para que eles tragam todos esses benefícios: devem estar plenamente organizados e mapeados. Sua definição deve ser clara e todos devem ter acesso a esses detalhes. E qual a melhor maneira de fazer isso? Automatizando os processos de gestão de pessoas por meio de softwares de BPM.

Com tudo organizado, a percepção dos colaboradores sobre seu papel na empresa pode mudar. “Aquela tarefa tão bem descrita pode ser desempenhada por outro? Melhor que eu mostre meu valor, compreenda completamente cada etapa, cada indicador de desempenho, e me esforce ao máximo para ser reconhecido com a pessoa ideal para executar aquele processo”.

Ganhos esperados:

  • Profissionais cada vez mais capazes
  • Colaboradores motivados
  • Mais conhecimento dos processos
  • Mais  produtividade
  • Resultados de alta performance
  • Colaboradores em busca de ascensão profissional dentro da empresa
  • Minimizar impacto do turnover
  • Redução de custos
  • Atingimento de metas

Processos de gestão de pessoas para recrutamento e seleção

Agora que você já viu todos o benefícios da implantação de processos de gestão de pessoas de uma forma geral, vamos mostrar como isso pode ser benéfico especificamente na aquisição de novos talentos.

Num país onde os trâmites legais são exageradamente complexos, fluxos mapeados trazem muito mais agilidade e assertividade nas contratações, diminuindo inclusive a incidência de eventuais processos trabalhistas.

Mas o benefício mais valioso será na seleção dos melhores profissionais do mercado. Com critérios definidos, metodologias escolhidas, tarefas detalhadas para cada colaborador envolvido no processo e, por consequência, contando com profissionais treinados e capacitados para desempenhar o processo de seleção da melhor maneira possível, a confiabilidade na escolha de novos profissionais aumentará substancialmente. Isso agregará pessoal com conhecimentos desenvolvidos em outras empresas para dentro da organização, o que pode promover ainda mais o desempenho e a eficiência, principalmente em funções que exigem trabalho em equipe e troca de informações.

Veja também: 8 passos para a produção de um fluxograma de recrutamento e seleção

Assista a este vídeo de Soraya Gervasio sobre processos de gestão de pessoas.

Gestão de Pessoas - Gestão de Processos
Post anterior
Conheça 10 Indicadores de desempenho de processos (KPI)
Próximo post
Análise e gerenciamento de riscos: Os 4 riscos principais

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu