O que é software as a service – 4 perguntas comuns

Muitos de nós utilizamos SaaS no nosso dia a dia sem nos darmos conta de o que é. Software as a Service veio para revolucionar a forma como nós usamos e compramos serviços. É um software que funciona em uma nuvem, que adquirimos online e que proporciona serviços.

Netflix, Spotify e outros serviços são considerados software as a service. Funciona de maneira oposta a on premise software, que são mais tradicionais e requerem uma instalação em cada máquina que a utilizará.

Qualquer serviço de nuvem onde os consumidores possam acessar as aplicações do software através de uma conexão da Internet é SaaS. Os aplicativos, as informações são guardadas em uma nuvem e podem ser acessadas de qualquer dispositivo, de qualquer lugar. Tanto indivíduos como organizações podem tirar proveito do software as a service, porque com ele não existe mais a necessidade de instalar e manter um software, tudo isso sendo substituído por uma conexão com a Internet.

O que software as a service pode oferecer para a minha empresa?

O SaaS é um serviço executado por um ou mais provedores, que entregam o software em um modelo que pode ser utilizado por todos os consumidores a qualquer hora, em um modelo de pagamento por uso, assinatura baseada em métricas de uso ou ainda gratuitamente com menos funcionalidades ou gratuitamente por uma quantidade de tempo.

O provedor oferece também manutenção, corrigindo erros que possam aparecer, e suporte, tornando possível a possibilidade de terceirizar a maior parte dos gastos com TI, assim cortando gastos. Com esse modelo de pagamento que inclui tanto o serviço quanto a manutenção, é mais fácil para a empresa controlar despesas, reduzindo custos e desperdícios. Veja um case concreto de uma empresa que recuperou 18 milhões de reais utilizando a tecnologia BPM.

O modelo de software as a service fornece o serviço que sua companhia precisa, com a habilidade de customiza-lo para as necessidades de seu negócio e seus processos. Torna a troca e atualização de informações entre colaboradores fácil e rápida, o que aprimora a comunicação e a padronização em níveis nunca antes vistos. Também possibilita aos gestores e gerentes monitorar todas as atividades, provendo uma visão real e confiável da situação da empresa. A informação corre agilmente, chegando a todos ao mesmo tempo.

Meus dados estão seguros com Software as a Service?

A melhor maneira de pensar em segurança de dados é a comparação com um banco. Nele, todas as pessoas utilizam o mesmo sistema, e é seguro dizer que ninguém acessa os dados de outra pessoa.

Na verdade, os provedores de SaaS tem maior capacidade de investir em segurança, backup e manutenção do que uma empresa de pequeno ou médio porte, assim que as informações estão mais seguras do que em um tradicional on premise sistema. É também mais frequentemente avaliada e medida, e com mais procedimentos de segurança.

Como é a acessibilidade em Software as a Service?

Muito fácil. Tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet. O quão boa é sua conexão? Você pode antecipar problemas de conectividade com muitas pessoas acessando o SaaS? Não é difícil nos dias de hoje de adquirir um bom plano de Internet para empresas, e com certeza é um investimento que valerá a pena.

Existem muitos provedores de SaaS que rodam com sistemas de Windows, Linux e Mac, além de múltiplos navegadores de web, assim que problemas de compatibilidade não são uma preocupação. Existem outros, ainda, que permitem que, uma vez feita a inscrição online, a informação seja acessada posteriormente off-line.

Quais são os benefícios concretos que posso esperar utilizando Software as a Service?

  • Não existem custos inicias com instalação; as aplicações estão prontas para uso assim que o usuário se registra.
  • O uso é escalável; se você decidir que precisa de mais ou menos espaço ou serviços, você pode acessá-los sob demanda sem a necessidade de instalar um novo software.
  • As atualizações são automáticas; sempre que há uma atualização, ela estará disponível online sem custos adicionais.
  • Acessibilidade de qualquer dispositivo ou local; se você não usa sempre o mesmo computador ou quer acessar seus dados de um aparelho ou local diferente, software as a service é ideal para você.
  • As aplicações podem ser customizadas; em alguns softwares está disponível a opção de alterar as aplicações para atenderem as necessidades específicas de sua empresa.
  • Não existe a necessidade de espaço de armazenamento; o poder de processamento e o espaço são oferecidos pelo provedor de nuvem.
  • Comodidade; essa é talvez a maior vantagem de SaaS, já que você pode comprar o sistema, atualizar o sistema, realizar a manutenção do software e acessar seus dados, tudo de qualquer dispositivo, de qualquer lugar e com segurança.

Está claro que o software as a service permite a sua empresa modelar, controlar e monitorar todos os processos, de uma maneira eficaz. Tanto pequenos quanto grandes negócios tiram vantagem do SaaS, já que ele ajusta os processos e melhora todo o fluxo de trabalho.

Veja um case de sucesso de uma empresa que melhorou a comunicação e e a medição das atividades resultando em maior controle de processos. Veja também como uma empresa de mineração aumentou a geração de evidências e obteve um resultado muito positivo frente às instituições fiscais.

Post anterior
O que é Otimização de Processos? Um passo a passo para o sucesso de sua empresa
Próximo post
O que é Saas software?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu