Você sabe o que são empresas SaaS?

Talvez você não saiba, mas é bem provável que use uma aplicação SaaS no seu dia a dia. Ou até várias, na verdade. Existem diversas empresas SaaS permeando sua vida corporativa e pessoal, com softwares que você usa todo dia. Quer ver?

Você usa o Google Drive, por exemplo? Compartilha planilhas e arquivos de texto com seus colegas de trabalho? E você por acaso instalou algum software em seu computador para isso?

Na verdade, uma das melhores aplicações dos softwares SaaS é exatamente não ocupar espaços de armazenamento em sua empresa, além das atualizações serem feitas automaticamente, sem que você tenha que perder tempo ou alocar pessoal para fazer isso.

Outro exemplo de empresa SaaS que você deve usar com muita frequência, e que com certeza tem uma das melhores aplicações práticas no cotidiano de quem trabalha com RH ou apenas quer manter seu networking em dia, é o LinkedIn. Você gerencia contatos comerciais, pode fazer entrevistas de emprego, anunciar vagas, prospectar clientes, procurar emprego, enviar e receber currículos e muito mais. Por exemplo: se atualizar profissionalmente por meio das postagens feitas por seus contatos e até desenvolver estratégias de marketing de conteúdo fazendo publicações com o perfil da empresa.

Não há como negar: você usa várias ferramentas do LinkedIn que se não tivesse a sua disposição por meio da internet, teria que desenvolver ou comprar um software pronto no mercado e instalar em sua máquina para suprir esta necessidade. Tanto isso é verdade que há quem pague pela versão Premium para poder utilizar as melhores aplicações dessa empresa SaaS.

Veja uma pequena lista de algumas aplicações SaaS populares:

  • Microsoft Office 365
  • Salesforce.com
  • HEFLO
  • Zendesk
  • Dropbox
  • Adobe Creative
  • Google Analytics
  • JIRA
  • Yammer

 

Saiba mais: O que é Saas software?

Mas afinal, o que são empresas SaaS?

O que são empresas SaaS

Empresas que desenvolvem, comercializam e distribuem os chamados Softwares as a Service.

  • Elas são responsáveis por toda a infraestrutura do sistema.
  • Também devem prover a sua disponibilização aos clientes.
  • O software é utilizado por meio da internet.
  • Não há instalação nos hardwares dos clientes.
  • Elas são responsáveis pala segurança dos dados.
  • A compra, instalação e suporte é totalmente online.

 

Resumindo: empresas SaaS utilizam a computação em nuvem para oferecer serviços online sem que você precise instalar os programas específicos em uma máquina de sua empresa.

Veja mais: O que é software as a service – 4 perguntas comuns

13 Vantagens das melhores aplicações SaaS

  1. O investimento se limita ao pagamento das assinaturas, sem ser necessário comprar novas máquinas ou ampliar a capacidade de servidores.
  2. Não se perde tempo instalando os softwares nas máquinas.
  3. Agilidade e praticidade do acesso remoto por parte de todos os funcionários, de onde estiverem.
  4. Redimensionar o uso do software de forma ágil, normalmente adquirindo-se pacotes de uso coletivo.
  5. A integração aos demais sistemas e aplicações é muito facilitada porque eles já são desenvolvidos com este propósito.
  6. As atualizações e evolução do sistema ocorrem de forma automática.
  7. Em muitos casos, você pode customizar as aplicações conforme suas necessidades.
  8. Normalmente você pode testar o sistema antes de usar, em versões de teste por tempo limitado ou até pacotes totalmente gratuitos com menos funcionalidades e limite de usuários.
  9. Não é necessário desenvolver equipes nem empregar recursos para o suporte e a manutenção do sistema.
  10. Pouco ou nenhum treinamento é necessário às esquipes porque as melhores aplicações SaaS são planejadas com foco no cliente, com uma utilização intuitiva e de fácil interação com interfaces muito amigáveis.
  11. Agilidade na mudança: o aplicação SaaS não atendeu sua expectativa? Cancele a assinatura e contrate outra, simples assim!
  12. Mais segurança: apesar de confiar seus dados e informações a terceiros, na nuvem, as empresas SaaS normalmente tem equipamentos de alta performance, rotinas de buckups e sistemas contingencias para garantir seu acesso sem interrupções.
  13. Maior controle de gastos: tudo se resume a uma mensalidade ou anuidade, sem que haja a necessidade de se calcular as horas empregadas em desenvolvimento, manutenção, suporte ou compra de materiais etc.

Uma tendência que tem se mostrado bastante vantajosa para a gestão empresarial, cada vez mais empresas SaaS tem surgido no mercado para oferecer soluções confiáveis e com todo potencial para diminuir custos na manutenção de grandes estruturas de TI, proporcionando economia, agilidade e ótimos serviços.

Veja também: Saas, IaaS e PaaS – qual a diferença afinal?

Post anterior
O que é certificação ITIL: destacar-se no mercado
Próximo post
O que é metodologia ITIL: mais satisfação para o cliente

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu