Redução de custos operacionais

Redução de custos operacionais: 10 sugestões práticas

Posted Venki Opinião

Como reduzir custos operacionais é uma pergunta frequente em muitas empresas, principalmente em épocas de retração de mercado e economia em baixa. A redução de custos operacionais é uma tarefa que exige muita disciplina e, por isso, uma ferramenta de BPM é muito indicada.

Um exemplo é a introdução de uma Central de Serviços Compartilhados que permite que a empresa se organize com uma visão de Serviços Prestados, seja internamente ou externamente. Esta visão gera mais racionalidade no consumo de recursos, consolidando as informações e padronizando procedimentos, sempre focados em eficácia e eficiência.

Confira detalhes:

Além disso, alguns cases de sucesso na redução de custos operacionais podem ser usados como “benchmark” por sua empresa.

Cases de sucesso:

Mas se além de um programa formal de redução de custos operacionais (que requer planejamento adequado e cuidadoso), se você deseja iniciar alguns medicas e estudos mais rapidamente, preparamos uma lista de 10 sugestões de redução de custos operacionais para você.

10 dicas de como reduzir custos operacionais

1. Peça sugestões de redução de custos operacionais para os colaboradores

Se você entende de processos sabe que quem está na operação todos os dias pode conhecê-los muito bem. O ideal é definir exatamente o que se busca e orientar o fluxo de informações. Por exemplo, com uma lista de perguntas: Como diminuir gastos de energia? Como reduzir o uso de papel? Como minimizar a compra de materiais de escritório? etc. E porque não usar uma ferramenta de TI e até definir prêmios e incentivos?

2. Buscar maneiras de reduzir desperdícios

Existem desperdícios durante o processo produtivo, como aparas de metal, lascas de madeira, tiras de papel ou tecido cortado etc. que são difíceis de eliminar e exigem um estudo cuidadoso. Um redesenho do processo pode ajudar? Use ferramentas de BPM para isso.

Conheça o caso de sucesso da Log-In, empresa de logística que conseguiu reduzir custos e recuperar 18 milhões em receitas

Ler o caso de sucesso

 

Outros tipos de desperdício podem ser evitados com campanhas internas de endomarketing, sugerindo que se apaguem as luzes e desliguem computadores quando não são usado, utilizar frente e verso dos papéis para impressão, usar a água racionalmente etc.

3. Buscar fornecedores de materiais alternativos

Será possível encontrar um outro material, com performance semelhante e de preferência idêntica, que possa substituir os já usados pela empresa? Técnicas de “procuremet” e compra estratégicas podem ajudar muito nesta busca de redução de custos operacionais.

4. Renegociar termos e condições de contratos

Não é apenas sua empresa que esta enfrentando dificuldades se o cenário econômico esta desfavorável. É hora de usar seu poder de barganha com seus fornecedores, que também não querem perder vendas, e tentar melhorar as condições de pagamento, preços, etc.

5. Girar os estoque mais rapidamente

Essa medida diminui o capital de giro necessário para manter seu negócio funcionando, permitindo uma alocação mais racional desses recursos financeiros e trazendo economia.

6. Tente reduzir o custo financeiro das compras

Já pensou em negociar descontos e pagar a vista? É claro que é preciso fazer contas e estudar qual a melhor alternativa, em função da taxa de juros e disponibilidades de caixa, mas um bom desconto pode ser interessante para ambas as partes: você gasta menos e seu fornecedor recebe antes.

7. Lote econômico de compra: use este conceito!

O custo de estocagem pode ser reduzido consideravelmente se você usar a metodologia de lote econômico de compra. A fórmula usada para isso usa variáveis como demanda, tamanho do lote, custo do pedido, estoque médio e custo unitário.

8. Mudar a empresa para outro local

Parece radical promover a redução de custos operacionais dessa forma. Mas custos de logística, tributários, deslocamento de pessoal e até o absenteísmo pode ser reduzido  ao se mudar de endereço. No entanto, seu planejamento deve ser muito cuidadoso.

9. Terceirização

Normalmente se sugere que as atividades que não representam o “core business” da empresa possam ser terceirizadas. São atividades como segurança, higiene e limpeza, refeições etc. que, devido a escala com que são executadas pelos fornecedores podem representar uma excelente oportunidade de reduzir custos operacionais.

Porém faça isso com cuidado: veja como garantir qualidade na terceirização de processos

10. Renovação de máquinas e equipamentos

Máquinas tem uma vida útil a partir da qual sua operação se torna muito dispendiosa e improdutiva. Além disso, novas tecnologias podem representar mais qualidade para os produtos, rapidez na produção e até uso reduzido de insumos. É claro: só um estudo detalhado pode revelar se este tipo de aquisição é realmente positiva na busca de redução dos custos operacionais.

Veja também: Processos BPM trazem vantagem competitiva para sua empresa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.