O que é governança de dados?

Governança de dados se refere ao gerenciamento dos dados de uma empresa, sua disponibilidade, seu uso e a segurança da informação compartilhada dentro da empresa.

Controle é importante para qualquer organização. Controle dos processos, dos funcionários, dos objetivos e se foram atingidos. O controle de informações compartilhadas e atualizadas pelo time não é de menor importância, já que é baseado nelas que todos agirão.

Governança de dados assegura que a informação inserida pelos colaboradores ou por um processo automatizado cumpra os requisitos e padrões, como integridade, regras e metas do negócio, etc.

Veja também: governança corporativa.

Objetivos da governança de dados

Governança de dados é um sistema de tomada de decisões executado por um modelo que descreve quem age com qual informação, em que momento, usando que métodos e sob quais circunstancias, e atinge:

  • Um melhor processo de tomada de decisões: com tudo definido, é muito mais seguro tomar decisões informadas.
  • Proteção da informação de investidores: quanto maior o controle, maior a segurança.
  • Processos mais eficientes: com os padrões e a repetição atingida com a governança de dados, os processos fluem mais facilmente e rapidamente.
  • Redução de custos: com a coordenação de esforços, há uma redução de desperdício.
  • Transparência: todos os passos são claros e transparentes.

Passo a passo para a governança de dados

Um programa sólido de governança de dados inclui um conselho, um conjunto claro de procedimentos e um plano bem definido. Informação é um recurso valioso. Proteger dados da empresa e dos clientes é uma necessidade cada vez maior e mais difícil. Com todos conectados o dia inteiro, é complexo controlar todos os pedações de informação espalhados pela empresa. Assim, abordaremos os estágios para atingir isso.

1 – Identifique os titulares da informação

O primeiro passo é determinar quem é responsável pelos vários aspectos dos dados. Essa pessoa é o governador, e pode criar um conselho para formular políticas e reportar progressos.

2 – Determine a situação atual

É essencial determinar onde você está agora antes de avançar nas mudanças. Quais são as práticas atuais? Uma metodologia de avaliação é essencial nesse momento.

3 – Desenvolva uma estratégia

Depois do estudo de governança de dados, o conselho de liderança tem que pensar em uma estratégia para o futuro, como a empresa tratará sua informação nos próximos anos. Um dos problemas mais comuns com esse projeto é a falta de acompanhamento. Para evitar essa situação, o conselho pode começar priorizando áreas da empresa, como marketing, assim sendo mais fácil de analisar e continuar. A área deve ser escolhida baseada na sua facilidade de gerar resultados positivos mais rápido.

4 – Use a informação da melhor forma possível

Definir os dados é essencial para uma boa governança de dados. Tenha a certeza de que todos eles estarão disponíveis. Informação pode vir de várias formas, e pode ser acessada em blocos, sozinha, em sequência, etc. Assim, estarem organizadas e disponíveis é essencial.

Além disso, é crucial calcular o valor da sua informação. Não se pode proteger e melhorar algo que não se sabe o valor. Isso pode ser difícil já que informação é algo intangível, e a governança de dador ajuda a empresa a valorar seus dados no decorrer do tempo.

5 – Meça riscos e resultados

Monitor é a parte mais importante do projeto, já que sem ela é impossível saber se os resultados foram atingidos e o que necessita ser melhorado. As organizações mudam constantemente, e consequentemente suas informações. Infelizmente, a maioria das empresas avaliam a si mesmas apenas uma vez ao ano.

Definir um bom sistema de governança de dados ajuda uma empresa não somente a guardar suas informações de forma segura, mas também a reter clientes, cortar custos e aproveitar boas oportunidades. Processos bem definidos vão ajudar imensamente o projeto e trazer inúmeras vantagens para sua empresa. Para isso, conheça o HEFLO BPM, um software que analisa, mapeia, modela e otimiza os processos de sua empresa, deixando as informações claras, precisas e disponíveis.

Leia também sobre governança de TI e saiba como aplicá-la em sua empresa!

Post anterior
Entenda o que é análise de processos de negócios e aplique já em sua empresa
Próximo post
Porque todo gerente precisa saber o que é business process modeling

Posts Relacionados

4 Comentários. Deixe novo

  • Matheus Gonçalves
    14/09/2017 9:33 pm

    Boa noite,
    Achei um material muito interessante sobre “governança de dados” neste blog, do qual não havia encontrado e nenhum outro. Porém, queria referenciar o mesmo em meu artigo na faculdade, e não achei autores, nem data de publicação. Se puderem me ajudar. obrigado

    Responder
  • Matheus Gonçalves
    06/10/2017 3:52 pm

    Muito obrigado, foi de grande valia para o meu projeto !
    Estão de parabéns pelo feedback. boa tarde !

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu