Alinhamento de processos de negócio com a estratégia corporativa

Recente estudo realizado por nossa equipe para medir o conhecimento das empresas brasileiras a cerca do uso do BPM revelou que, em sua maioria, as empresas possuem grande interesse em utilizar o BPM devidamente alinhado com sua estratégia corporativa.

Segundo Guilherme Barbassa, diretor executivo da Stratec – empresa de tecnologia especializada em soluções e metodologias de gestão estratégica – é importante que uma organização tenha seus processos alinhados com a estratégia corporativa, pois os mesmos irão refletir seu posicionamento. “Os processos são o dia a dia da organização, como as coisas efetivamente acontecem e este dia a dia reflete a estratégia. Processo não existe sem estratégia e estratégia não existe sem processo. Um depende do outro para existirem”, comenta.

A estratégia corporativa depende de cultura organizacional

O diretor executivo da Stratec revela que são os processos de negócio aliados à estratégia corporativa que possibilitam as grandes mudanças dentro das organizações e, que não basta que o presidente ou diretor definam uma estratégia se a pessoa que terá contato direto com o cliente para executar o processo previsto por esta estratégia é, por exemplo, o atendente. “É preciso que todos os colaboradores da organização sejam orientados a seguir a estratégia corporativa e nesse sentido é que os processos são estabelecidos, para que a estratégia seja seguida”, explica.

Ainda de acordo com o executivo, a estratégia de uma organização nasce no “chão da fábrica”, ou seja, começa lá na ponta onde o serviço ou produto desta organização é comercializado. “Tudo começa no chão da fábrica e é ali que a estratégia vai ou não ser executada efetivamente, por isso é importante o alinhamento. Além disso, a partir da implantação de processos a organização coloca à disposição do colaborador uma importante ferramenta que, aliada às suas habilidades e capacitação profissionais, resultará na elevação do nível de qualidade do serviço por ela prestado”, acrescenta Guilherme.

Como garantir a efetividade da estratégia corporativa?

Outro fator importante destacado pelo diretor da Stratec é que, ao alinhar os processos de negócio com a estratégia corporativa, às organizações garantem a efetividade da estratégia e podem, por meio de indicadores, monitorar se a estratégia está mesmo sendo colocada em prática. “O principal benefício obtido por meio deste alinhamento seria a efetividade na execução da estratégia. Nesse sentido, a iniciativa permite que os indicadores estejam ligados e que sejam controlados de forma a facilitar intervenções e ações corretivas de possíveis não conformidades que possam surgir e garantir que a estratégia corporativa está ou não sendo seguida, finaliza.

Post anterior
Processos: o segredo por trás do sucesso da Central de Atendimento da MadeiraMadeira
Próximo post
Tecnologia e Negócios moldam o profissional Analista de Processos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu