Gestão de processos de negócio BPM – Qualidade que gera produtividade

Uma organização focada na experiência de seus clientes obtém maior satisfação, melhor qualidade, velocidade de entrega de produtos e serviços, produz produtos mais alinhados às necessidades e requerimentos do mercado e abre consequentemente, uma forte vantagem mercadológica.

BPM é uma gestão de processos de negócio focada em alinhar os processos das organizações às necessidades dos clientes. O objetivo do BPM é desenvolver e realizar a gestão dos processos de negócio de forma flexível e eficaz, tendo como suporte a tecnologia e seus avanços.

Como a gestão de processos de negócio BPM é usada para melhoria contínua de processos e inovação possibilitando a integração e interação humana, ela considera que os processos das organizações devem ser continuamente melhorados para oferecer sempre um maior valor agregado aos clientes e acionistas.

Com a gestão de processos de negócio BPM é possível: entender as estruturas organizacionais a partir das relações entre os processos, abstrair os processos de negócio da plataforma da infraestrutura tecnológica e ir além da automação de processos através de software, permitindo assim que as empresas respondam rapidamente às mudanças de comportamento do mercado e de seus consumidores.

Além disso, uma gestão de processos com BPM possibilitará entre outras coisas, também:

  • Ver – funções estratégicas e processos.
  • Definir – situação do processo atual e as melhorias a serem implantadas.
  • Modelar – definir mudanças de processos.
  • Analisar – comparar as vários cenários para selecionar o melhor processo.
  • Melhorar – implantar a melhoria selecionada.
  • Controlar – a partir de métricas definidas, avaliar o impacto das mudanças em tempo real e avaliar novas mudanças.
  • Reengenharia – a partir do zero, desenvolver novos processos baseados na inovação para obter melhores resultados.

Tecnologia para apoiar as transformações organizacionais

A gestão de processos de negócio – BPM é uma abordagem disciplinada e sistemática, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. As técnicas e metodologias de BPM permitem que uma organização alinhe seus processos à sua estratégia, conduzindo a um melhor desempenho, em todos os níveis, com foco no processo ponta a ponta e na geração de valor ao cliente.

 

Veja alguns exemplos notórios de empresas que adotaram a gestão de processos de negócio BPM:

  • Transparência em todas as etapas do processo. Veja um case de sucesso: Alog Data Center;
  • Maior controle administrativo. Veja um case de sucesso: Bodytech;
  • Aumento de produtividade. Veja um case de sucesso: Bureau Veritas;
  • Redução de custos. Veja um case de sucesso: Tour House – ITMSS;
  • Automação de processos e geração de evidências. Veja um case de sucesso: Sebrae RJ.

 

Assista também este vídeo sobre Gerenciamento de Processos de Negócio

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