Cortar custos, investir em marketing, aumentar a produtividade, entender todos os processos e diminuir falhas. No cenário atual de intensa concorrência econômica, as organizações enfrentam grandes desafios para manter a competitividade.
E diante de tantos desafios, as organizações estão buscando cada vez mais entender o que é a automação de processos e como aplicá-la em seus modelos de negócio.
A automação de processos está se tornando cada vez mais usual no mercado, principalmente pela sua comprovada contribuição para redução de despesas de produção e eficácia.
Mas afinal, o que é automação de processos?
E se você também está interessado em saber o que é automação de processos, saiba que refere-se ao processo de racionalização, otimização e automação dos processos-chave que impulsionam uma organização com o objetivo principal de cortar custos através da integração de aplicações, reduzindo o trabalho, acelerando o tempo de execução das atividades e substituindo processos manuais por aplicações de software.
O que a automação de processos, aliada ao BPM pode trazer de benefícios para sua empresa?
- Otimização dos processos de produção: encurtando o ciclo de produção, otimizando a carga do equipamento, minimizando os recursos das ações.
- Monitorar e controlar resultados em tempo real, tanto em aspecto global como de forma detalhada, auxiliando a tomada de decisões. Veja no vídeo abaixo (em inglês) como é possível gerir um processos por meio de um painel de gestão.
- Rastreabilidade do processo – esteja ele concluído ou em andamento.
- A automação de processos pode unir os bancos de dados de todos os setores da empresa, (ex.: contabilidade, RH, estoque, vendas e representantes regionais) em um sistema de informação comum. O que reduz o número de erros, evita falhas de comunicação e aumenta a velocidade de processamento de dados.
- Definir, configurar e padronizar indicadores de performance do negócio.
- Obter relatórios consolidados com indicadores (documentados) extremamente úteis para a gestão, a qualquer momento.
- Identificar e sanar pontos de ineficiência, desperdícios e má aplicação de recursos.
- Implementação do workflow para eliminar erros e inconsistências de processo.
- Aumento significativo da velocidade de execução – brutal redução de tempo.
- Eliminação do tempo entre as atividades.
- Maior consistência na aplicação das regras de gerenciamento do negócio.
- Eliminação do trânsito, acumulo e dos custos com impressões e papel.
- Possibilita o uso de diferentes sistemas, de diferentes plataformas (integração), sem que o funcionário tenha que decorar quais telas usar (as telas são disponibilizadas automaticamente).
- Padronização na operação – Qualidade – inclusive para efeito de SOX.
Basicamente, a automação de processos permite que as organizações possam projetar, executar, observar, monitorar e melhorar constantemente os processos do negócio, o que torna a automação de processos uma das mais poderosas vantagens competitivas de uma empresa.
Veja neste vídeo todos estes conceitos na prática!